Encontro promovido pela Associação Latino-americana de População acontecerá de 16 a 19 de novembro, em Cuba. Evento destaca censos demográficos e classificação etnicorracial
A rodada de censos na América Latina e a classificação etnicorracial são os temas principais do IV Congresso da Associação Latino-americana de População. O evento acontecerá de 16 a 19 de novembro, em Havana (Cuba), e traz como tema central “Condições e Transformações Culturais, Fatores Econômicos e Tendências Demográficas na América Latina”. As propostas de apresentação de trabalhos sobre desigualdades raciais e suas conseqeências na população latino-americana afrodescendente poderão ser entregues até 15 de março de 2010. Segundo os organizadores, a intenção é “aumentar a visibilidade deste tema e ampliar o espaço conquistado até o momento” a partir da contribuição de pesquisadores comprometidos com a causa afrodescendente.
O congresso está estruturado em duas sessões Comportamentos Demográficos e o Recorte Etnicorracial e Sistema de Classificação Censitária dos Grupos Etnicorraciais nas Américas: limites, avanços e perspectivas. Confira abaixo mais informações.
Comportamentos Demográficos e o Recorte Etnicorracial
A sessão propõe reunir apresentações que possam contribuir para a compreensão e explicação das especificidades etnicorraciais nos comportamentos demográficos. São aguardados trabalhos que abordem temas como perfis de morbilidade e mortalidade, movimento espacial, comportamentos reprodutivos, padrões de organização da vida familiar, entre outros. A sessão tem a finalidade de trazer um quadro da situação da população afrodescendente num comparativo com a população branca. O objetivo é discutir também trabalhos que se centrem no estudo dos processos sociais de produção e reprodução das igualdades etnicorraciais e os graus diferenciados de vulnerabilidade no mercado de trabalho, no sistema formal de educação e no acesso a serviços de infraestrutura dos afrodescendentes com relação ao restante da população.
Sistema de Classificação Censitária dos Grupos Etnicorraciais nas Américas: limites, avanços e perspectivas
Para esta sessão, são previstas palestras que discutam a conceitualização, categorização e medição de esquemas de classificação etnicorraciais nos diferentes países da América Latina. O debate deverá se valer dos trabalhos de investigação sobre censos e pesquisas, socializando experiências nacionais que permitam superar as dificuldades atualmente encontradas, assim como avançar na possibilidade de comparações regionais. Será dado destaque aos censos de população das rodadas de 2000 e 2010 com relação ao aumento significativo de países que incorporaram ou incorporarão a variável etnicorracial e os estudos realizados até o momento utilizando esta dimensão analítica.
Mais informações no site: http://www.alapop.org
Gostaria de fazer a inscrição e de todas as informações necessarias para que eu chegue a cuba em novembro
dra. cristina