O retrato da população afrodescendente da América Latina e Caribe é o mote da série de reportagens de televisão a serem produzidas pelo Canal Integración – veículo da EBC (Empresa Brasil de Comunicação) -, em parceria com o UNIFEM Brasil e Cone Sul (Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher), sociedade civil e organismos de políticas de igualdade racial e para as mulheres.
As reportagens estão sendo produzidas em quatro países da América Latina e Caribe: Brasil, Uruguai, Equador e Panamá. Com transmissão das reportagens nos telejornais do Canal Integración e emissoras associadas, no final de dezembro 2009 até início de fevereiro 2010, o conteúdo poderá ser veiculado em Português e Espanhol em mais de 10 países. Durante a visita aos países, a repórter Mariana Abreu, do Canal Integración, fará postos no blog Afrocensos 2010 para revelar as impressões sobre Uruguai (24 e 25/11), Equador (3 e 4/12) e Panamá (6 e 7/12)
Proposta durante o Seminário Internacional de Dados Desagregados por Raça e Etnia da População Afrodescendente das Américas, realizado no final de junho, em Brasília, a aliança entre UNIFEM e Canal Integración objetiva gerar conteúdos e informações sobre a realidade da população negra no contexto da Ronda dos Censos de 2010.
“Informar a população e apresentar as condições de vida de homens e mulheres negras, a resistência ao longo dos tempos dos afrodescendentes e a realidade das políticas públicas é fundamental no período de recenseamento da população”, afirma Maria Inês Barbosa, coordenadora do Programa de Incorporação das Dimensões de Gênero, Racial e Pobreza nos Programas de Combate ao Racismo no Brasil, Bolívia, Paraguai e Guatemala.
Pauta colaborativa
O processo de elaboração da pauta envolveu a equipe do Canal Integración, UNIFEM e Grupo de Trabalho Afrodescendentes das Américas Censos de 2010 – composto por ativistas do movimento negro, especialistas em estatística e jornalistas engajados em comissões de igualdade racial, núcleos e associações.
Na semana passada, em Salvador, a dupla de repórteres – jornalista Mariana Abreu e cinegrafista Paulo Eustáquio -, obteve um briefing sobre a realidade da população negra da América Latina e Caribe e a rodada dos censos de 2010, com informações fornecidas por ativistas da Costa Rica, República Dominicana, Panamá, Colômbia, Peru e Brasil.
Além de entrevistas com participantes do Seminário Experiências Ibero-americanas de Políticas Públicas de Promoção da Igualdade Étnico Racial com Perspectiva de Gênero, a reportagem deu início à reportagem do Brasil, cujo tema destacado é segurança e ações afirmativas. A produção local contou com o apoio da Sepromi (Secretaria do Estado da Bahia de Promoção da Igualdade).
Circuito latino-americano
Na terça-feira (24/11), os repórteres Mariana Abreu e Paulo Estáquio chegaram a Montevidéu (Uruguai), onde desenvolveram a pauta censo 2010 e população negra, com enfoque nas oportunidades de trabalho e desenvolvimento. A reportagem esteve acompanhada pela ativista negra e feminista Vanda Menezes, contando com suporte da equipe técnica local do UNIFEM e do movimento negro através da ativista Vicenta Camusso.
Impressões da reportagem do Canal Integración e da ativista Vanda Menezes poderão ser conferidas no blog Afrocensos 2010: Uruguai (24 e 25/11), Equador (3 e 4/12) e Panamá (6 e 7/12) durante a estada nos países.
Deixe uma Resposta